12/12/2023

colagem


Então eu resolvi entrar no mundo das colagens digitais.

Essa era uma vontade antiga que eu sempre estava procrastinando. Como vou fazer uma colagem se não domino o photoshop? Encontrei alguns pngs na internet, mas eles não possui licença de conteúdo. E se eu fizer alguma coisa e for acusada de plágio? Eu posso ser processada por isso. Pior, posso ser cancelada no twitter e receber um chapisco premuin do site da saúde mental (pessoas que vivem cronicamente online entenderão essa frase). A lista de desculpas continua...

Até que chegou o dia em que eu estava entediada durante um evento, mexendo no celular para fugir do sofrimento que é ouvir um monte de gente falando um monte de coisa durante muito tempo sem chegar a lugar nenhum. Comecei experimentando o site remove.bg para tirar os fundos da imagem. Ele mesmo seleciona o que é fundo e o que não é, mas te deixa editar, mesmo de uma forma mais grosseira, os outros elementos. Depois usei o Adobe Express. Ele permite que a gente baixe a imagem num formato melhor, mas não tem a opção de editar a seleção (ou seja, se ele falou que é fundo, é fundo e não tem discussão). Ah, também precisa fazer login no site para baixar a imagem. As duas ferramentas, claro, são gratuitas.
 
As imagens que usei para "treinar" essas ferramentas vieram majoritariamente o Unsplash - aka meu site preferido de imagens gratuitas para uso pessoal e comercial (não que eu pretenda vender alguma coisa, mas é bom não ter que pensar muito sobre a possibilidade do dono da imagem sair correndo atrás de mim com um pedaço de pau ficar bravo). Usei o aplicativo do Adobe Express e do Canva para encaixar as imagens e dar uma editada na cor e esses foram os resultados:





Também criei uma conta no instagram para compartilhar as colagens e as coisas do blog. Se vocês quiserem seguir, o perfil é @oliviaaltaneira.

2 comentários

  1. Que interessante! As possibilidades com colagem digital são infinitas!
    Fiquei tentanto interpretar as imagens. A primeira poderia ser um burnout?

    ResponderExcluir
  2. essas colagens me lembraram muito o tumblr 2013, 2015.... sodkoaskdop coisa boa!! fico uaaauu com a tua paciência em baixar as imagens e passar de um app pro outro e ainda fazer tudo no celular, parabéns!! eu não teria essa paciência e minuciosidade numa telinha tão pequenina. recomendo dar uma olhadinha no phostoshop, acredito que não seja tãoooooo diferente do express, e para fazer colagens é só saber o básicobásico. uma coisa que uso quando vou fazer colagem também é pegar imagens de fotos que eu mesma tirei! e também, colagem é sobre apropriação, logo é sobre pegar imagens que pertencem a outras pessoas/autores e dar outro sentido... e no meio disso perder o local de origem. mas se tu se preocupada muuuuuito com isso, acho que é legal citar as fotos de onde tirou os recortes.

    espero que essa aventura nas colagens continueee

    ResponderExcluir

n'arte morta. Design by Fearne.
copyright© : Todos os direitos reservados