27/11/2023

mentores

Há algum tempo, decidi que se quero escrever bem devo começar ouvindo o que os escritores têm a dizer sobre a escrita. Por isso, criei uma lista (grande demais para o meu juízo) de livros que pretendo ler ainda esse ano. Não se engane, não tenho a menor esperança de terminar todos eles dentro desse prazo. Mas, por hora, vou me deixar iludir.

Os livros que escolhi são:
 
EDIT (28/11) Não satisfeita com a meta impossível de cumprir, resolvi acrescentar novos livros na lista. São eles:

Bônus:

 
O livro do Austin Kleon entrou como um bônus porque ele não fala especificamente sobre escrever, mas sobre todos os tipos de arte. Aproveito o espaço para recomendar a newsletter do Austin.

Pretendo fazer um post para cada livro: um compilado das coisas que aprendi, das reflexões que tive e/ou das minhas principais impressões. Não vou dizer que é uma resenha porque não pretendo seguir o formato "padrão" de resenha (sinopse + opinião). Não quero me comprometer com nenhum formato porque sei que vou me arrepender se fizer isso. Quanto mais livre a proposta, melhor.

Para esse post não ser completamente inútil para você, leitor, segue o motivacional do dia:

fonte

Bora produzir algum tipo de arte? (estou convidando, porém morrendo de preguiça e chorando em posição fetal no fundo do poço).

3 comentários

  1. alou alou, posso dar um pitaco extremamente não solicitado? unicamente porque esse seu post, assim como o anterior, parece ter saído dos recônditos de meu próprio juízo.

    eu acho que você já tem uma ideia muito boa do que quer fazer, mas está se afogando um pouco em referenciais teóricos porque a gente é bombardeada com isso o tempo inteiro. é chuva de resenha, de curso, de tutorial, e a gente sente que não vai estar pronta pra começar a menos que mate na unha essa bibliografia toda. que nunca vai parar de crescer. que bom que não!, porque espero ler muita coisa ainda na minha vida. mas acho que o mais importante é começar, porque foi o que essa galera toda fez: antes de escrever sobre escrever, todos eles tiveram que sentar a bundica na cadeira e... escrever alguma coisa. que provavelmente nem boa era. fazer umas artes feias é parte do processo, mas não é a parte que a gente vê, publicada e exposta. aí ficamos com essa sensação de que o nosso trabalho é troncho, insuficiente.

    e aqui vou ser extremamente incoerente e dar uma dica de mais um livro hahahahaa, peço perdão! mas é porque li anos atrás e achei que fez muito sentido. estou relendo agora e talvez mude de ideia, nunca se sabe. enfim, o nome é "writing down the bones", da natalie goldberg. se você ler em inglês tem o pdf aqui: https://terebess.hu/zen/mesterek/Writing-down.pdf

    :**

    ResponderExcluir
  2. Aaai, amo um post de referência! Por favor, vá nos contando suas impressões. Estou lendo bastante ultimamente e confesso que também estou tentando fugir do formato resenha.

    Dei uma bisbilhotada no comentário da Raquel e concordo super! Acho importante termos referência, mas temos que ter cuidado pra isso não nos desmotivar. Informação demais pode atrapalhar. Vou ser incoerente igual a Raquel e te indicar um episódio de podcast, o Gostosas também choram, conhece? Então, acho que o episódio do vazio seria ótimo pra você.

    Bora fazer arte! (porém no momento também com preguiça hahaha)
    https://varokina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ouso dizer que você já tá na metade do caminho: já encontrou inspiração. e as coisas ficam mais fáceis se compartilhadas com outros, portanto estarei aqui pra te acompanhar nessa jornada <3

    ResponderExcluir

n'arte morta. Design by Fearne.
copyright© : Todos os direitos reservados