Essa semana cogitei comprar um curso/mentoria de escrita criativa. Era a última turma oferecida por uma autora que admiro muito. O preço era relativamente acessível porque o curso não é bem um curso: basicamente, a autora envia um prompt de escrita por dia pelo whatsapp e você pode enviar um dos exercícios para ela corrigir. Acredito que ela use esse formato para abarcar as pessoas que têm interesse pelo trabalho dela, mas que não conseguem pagar milhares de reais em um curso "de verdade". Uma ótima iniciativa, na minha opinião.
Infelizmente, olhei para a fatura do cartão e desisti de investir nisso agora. Optei por comprar um curso de colagem digital no Domestika. Sempre me interessei por colagem digital, mas meu interesse se intensificou depois que vi essa thread com dicas de boas práticas e materiais para colagem digital. Ademais, estava pensando em como vou fazer a capa do meu livro - que ainda não escrevi - e lembrei dos livros da Paula Gomes. Seria interessante seguir esse estilo de capa... Mas será que ela vai ficar chateada com a inspiração? Não quero roubar a identidade visual de ninguém. Também não quero ser conhecida como copycat no mundinho dos autores independentes.
Enquanto passeava pelas páginas e mais páginas de cursos e me torturava pensando em um possível cancelamento futuro, lembrei de um curso do mesmo site que comprei há um tempo, mas nunca comecei a fazer. É um curso sobre diário ilustrado, como usar técnicas de desenho para capturar momentos e criar lembranças. Legal, não é? Esse curso junta duas vontades que tenho há muito tempo: aprender a desenhar e registrar momentos importantes da minha vida. Não que eu tenha vivido muitos momentos importantes nas últimas semanas ou anos. Mas a memória é falha e tende a piorar com o tempo.
Depois que algumas pessoas da minha família sofreram com Alzheimer, fiquei obcecada em registrar coisas. Foi por isso que comprei um caderno para usar como diário. Passei muito tempo tentando decidir entre usar um caderno pautado ou um caderno liso, por isso comprei um Moleskine caríssimo que tem uma página lisa & uma página pautada. O melhor dos dois mundos, certo? Ele é perfeito para escrever relatos sobre os meus dias e para receber desenhos e colagens aleatórias que eu queira fazer. Preenchi umas três páginas até agora porque costumo chegar em casa cansada demais para escrever.
Escrever em meio digital tem a vantagem de não demandar hora certa - posso escrever no ônibus, no horário do almoço e até durante uma ida ao banheiro. Resolvi, então, pegar um tablet mais velho e baratinho para ser meu objeto de escrita Real Oficial™. Nossa, esse tablet vai me ajudar muito. Não é maravilhosa a possibilidade de se expressar criativamente em qualquer lugar? Basta abrir o tablet e escrever. Até comprei uma case para ele que vem com um teclado acoplado, mas descobri que a internet para de funcionar quando ligo o teclado no bluetooth. Aparentemente é um problema de frequência, então preciso conectar o tablet em uma rede wifi de 5.0 GHz para que a internet & o teclado funcionem ao mesmo tempo. Infelizmente só tenho essa rede disponível na minha casa e, quando estou em casa, prefiro digitar no teclado do computador.
Mas ainda posso usar esse tablet para outras coisas. Assistir filmes, por exemplo. E por falar em filmes, quase comprei uma palestra do David Lynch que uma artista recomendou na sua newsletter. Não entendo muito sobre cinema, mas sei que o David Lynch é bem famoso. Pesquisando no grupo, descobri que ele esteve envolvido com o projeto de Twin Peaks. Adoro Twin Peaks. Bom, acho que adoro. Tudo o que eu vi sobre a série me agradou muito, mas ainda não consegui assistir porque a série não está disponível em nenhum streaming que assisto.
Acabei desistindo de comprar a palestra. Fiquei perdida em tantas abas do Domestika que não sabia qual curso de colagem digital tinha me agradado mais, então desisti disso também. Enquanto fechava as abas do navegador, acabei fechando o curso de diário ilustrado. Fiquei com preguiça de voltar ao site, então não vai ser hoje que vou começar a fazer o curso que comprei.
Caso não tenha ficado claro, não produzi nenhuma arte.
A mente de um artista trabalha de maneiras misteriosas. Um passo importante foi dado: decidir o curso. Espero que seja um curso empolgante e inspirador!
ResponderExcluirE bem-vinda ao mundo dos diários e dos registros analógicos <3
Eu assinei dois meses de doméstica plus e adorei, vi uns cursos super legais!!! Aí tô faz uns 4 meses sem produzir nada 🤡 life gets in the way.
ResponderExcluirMas agora vc tem um espaço e gente aqui querendo ver suas producoes, mulher, então traga colagens e conte o que vc aprendeu
"Não é maravilhosa a possibilidade de se expressar criativamente em qualquer lugar? Basta abrir o tablet e escrever." É ótimo, só falta escrever. Geralmente é nesse momento que eu paro kkkkry
ResponderExcluirTenho vontade de ver Twin Peaks pra entender todo esse hype que existe há séculos, mas até hoje não parei pra pesquisar onde posso assistir :)
https://varokina.blogspot.com/